Páginas

sábado, 10 de dezembro de 2011

Peixe aranha possui picada venenosa que perfura a pele

06/12/11

Sua picada permanece venenosa mesmo depois de morto.

Foto: Wikipédia
Peixe aranha

O Trachinus draco, também conhecido como peixe aranha grande, é um animal venenoso do fundo do mar. Este peixe é perigoso por ter vários espinhos ao longo do seu corpo.
Apesar de permanecer imóvel em grande parte do tempo, ao se sentir ameaçado ou ao ser pisado, ele ergue a primeira barbatana dorsal, na qual os três primeiros espinhos (de cor negra ou castanha escura) acabam cravando no banhista, perfurando a pele e injetando o veneno.
Os sintomas são habitualmente normais de fácil recuperação e as pessoas reagem ao veneno de acordo com a sua sensibilidade. Somente em casos graves podem ocorrer vertigens, náuseas, hipertermia, vômitos, ansiedade, diarreia, contração involuntária dos músculos da extremidade do membro afetado, cãibras generalizadas, convulsões e dificuldade respiratória.
Foto: Tomasz Sienicki
O peixe aranha possui uma coloração esverdeada
Ocasionalmente pode haver morte devido ao veneno ou uma paralisia respiratória. Nas mulheres grávidas, pode ocorrer o aborto. Por isto, a procura por médico precisa ser imediata para que seja aplicado um desinfetante na área atingida.
O mais incrível do peixe aranha, é que ele permanece vivo por várias horas após ser retirado da água e a sua picada permanece venenosa mesmo muito tempo depois de morto.
O tamanho médio do peixe macho é de 53 cm e  seu peso é aproximadamente 1,86 kg. É encontrado em águas do Atlântico Oriental, entre a Noruega e Marrocos, habita ainda a Ilha da Madeira e das Canárias, incluindo o Mediterrâneo e o mar Negro. Também vive na maioria das águas do Reino Unido em profundidades de até 150 metros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário